quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Federação Russa

Federação Russa
A Federação Russa é o maior país do mundo em extensão territorial  com 17 075 400 Km² possui terra na Europa e na Ásia(em segundo lugar está o Canadá). Reconstituído a partir da URSS, em 1991, abrange o leste da Europa e todo o norte da Ásia, até o oceano Pacífico. O país apresenta grande variedade de climas e paisagens, que incluem o mar Glacial Ártico, florestas e estepes.
É cortado pelo Volga, maior rio da Europa, que deságua no mar Cáspio. A Federação Russa tem enorme recurso mineral, indústria pesada e uma das maiores produções agrícolas do planeta. A introdução da economia de mercado, no início dos anos 90, dá-se em meio a uma grave crise econômica e social.
Os russos formam 82% da população, mas há pelo menos 80 etnias distribuídas pelas 32 regiões da federação. O sentimento nacionalista de vários grupos étnicos ameaça a unidade da nação.
Aspectos Físicos 
A maior parte do espaço russo situa-se em latitudes elevadas. Disso decorre o clima frio rigoroso, com temperaturas abaixo de zero por muitos meses e camada espessa de neve sobre todo o território. Durante o inverno, a água do solo congela-se, impossibilitando a agricultura e bloqueando o escoamento das águas dos rios. A circulação de pessoas também fica impedida nessa estação do ano.
O espaço russo também se caracteriza por apresentar mais de 80% do território coberto vasta planícies e pelo Planalto Siberiano. Esse relevo horizontal, cortado por grandes rios gigantescos, limita-se ao sul com um arco montanhoso que chega a ultrapassar 7000 metros de altitudes. No sentido norte-sul, aparecem as seguintes áreas morfoclimáticas:
Tundra- vegetação das regiões árticas, formada por musgo e liquens;
Taiga- floresta aberta, com pouca variedade de espécies, predominante na Sibéria;
Estepe- vegetação rasteira, ocorre em áreas de solos muito férteis;
Deserto- no interior do território, no sul da parte asiática, regiões áridas e semi-áridas onde as chuvas são escassas.
Aspectos Econômico 
A  Agropecuária
 Após a reestruturação econômica (perestroika), o pais passou por um processo radical de privatização e atualmente está encontrando dificuldades para se reerguer. Quanto maior produto de cereais do mundo, produz trigo, beterraba, girassol, batata, cevada e linho ser kolkhozes ou sovkhozes.
Kolkhozes- cooperativas agropecuária, cuja produção pertence aos trabalhadores.
Sovkhozes- fazendas estatais, cuja produção pertence ao Estado. Aos camponeses são funcionários que recebem salários, habitação, vestuário, educação e alimentação.
A industria 
Rica em recursos minerais,  a Federação Russa destaca-se na exploração de minério de ferro e manganês (Montes Urais), petróleo, carvão mineral e gás natural (mar Cáspio e Sibéria), além de ouro, bauxita, mercúrio, sal e zinco. O parque industrial russo é muito diversificado e permite que o pais integre o G8 (G7 e Federação Russa). A riqueza de matérias-primas e de fontes de energia (termelétrica, hidrelétrica  e atômica), a mão-de-obras crescente e a participação do capital privado, além da grande malha ferroviária que interliga industrias, entre fontes de matéria-primas, fazem partes com que a base econômica do país ainda sejam as indústria, entre as quais se destacam os setores bélicos e de bens de produção, siderúrgica, petroquímicas, maquinários e armazenamento.
Os recursos minerais e energéticos da Federação Russa são excepcionais, mas localizam-se principalmente as Sibéria, a uma grande distancia dos mercados consumidores, que ficam na parte ocidental. Sendo assim, a utilização desses recursos exige investimento na construção de estradas e dutos que permitam escoar a produção. O meio de transporte mais empregado é o ferroviário. A Transiberiana- a mais longa ferrovia do mundo- liga Moscou a Vladivostok e possui 9330 Km.
Economia 

Toda a existência russa se deve à Mikhail Kalashnikov e sua criação: o O AK-47 (Avtomat Kalashnikov de 1947). Somente com a venda de royalties para filmes de guerra no Oriente Médio, África de cima e de baixo, Indonésia e 5000 vietnamitas plantadores de arroz e vítimas do Rambo, traficantes de cocada boa da Colômbia, gângsters americanos e olhos-puxados em geral, foi possível o faturamento necessário para a instalação de sistemas de aquecimento nos lares russos, tornando possível a perpetuação da espécie e o mais importante: a manutenção de mão-de-obra para a fabricação da vodka russa! 
Atualmente 48% da economia russa, se baseia na venda de AK-47's (vulgo Kalashinkov), 1% em sites pornô, e os 51% restantes se baseiam na atividade vodkalífera. 
A rússia possui o maior campo de exploração de vodka bruta no planeta. 

Aspectos humanos
A Federação Russa é um país populoso e pouco povoado, o que decorre da grande extensão territorial. As maiores aglomerações humanas estão no lado europeu. O padrão de vida da população é bastante modesto, sendo crescente o desemprego e problema sociais. A população economicamente ativa é numerosa. Movimentos separatistas, como os que existe na Chechênia e no Daguetão, vem crescendo nos últimos anos. A população concentra-se nas cidades; entre os principais centro urbanos, destaca-se:
Moscou- capital e maior centro urbano e industrial do país;
São Petersburgo- maior porto do Mar  Báltico;
Murmanski- no Ártico;
Vladivostok- cidade portuária no Pacífico
A população russa concentra-se na parte ocidental do território. A população siberiana concentra-se ao longo dos eixos de circulação e nas cidades que surgiram com a mineração ou exploração de petróleo.     
ASS: Alface

Nenhum comentário:

Postar um comentário